Pensando o consumo entre a comunicação e a cultura

Adilson Citelli

Resumo


Resenha do livro:

Comunicação e culturas do consumo
Baccega, Maria Aparecida (Org.)
São Paulo: Atlas, 2009, 229 p.

Este livro é formado por ensaios apresentados originalmente na 5a edição do Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo, promovido pelo Programa de Mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo.
A organizadora do volume, a fim de promover maior unidade temática entre os textos e em torno das relações comunicação e sociedade de consumo, constituiu três seções: uma envolvendo reflexões de Olgária Matos, Sônia Campaner Ferrari, Wolfgang Leo Maar e Gabriel Cohn, em torno de autores como Benjamin, Habermas, Horkheimer e Adorno;
outra diz respeito às políticas, tecnologias e relações com o consumo, em que Celso Frederico, Ivete Simionatto, Clóvis Barros Filho, Felipe Lopes, Rose de Melo Rocha e Gisela Castro incluem reflexões baseadas em Marx, Bourdieu e Gramsci ou em questões como a compreensão política dos modos de consumo e as relações entre globalização e contemporaneidade; por fim, os vínculos entre consumo e publicidade são tratados, sob diferentes enfoques, por Vladimir Safatle, Tânia Hoff, Everardo Rocha, Carla Barros, Vander Casaqui e João Carrascoza.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v6i15.153

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