Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado

Autores

  • Valério Cruz Brittos UNISINOS
  • Anderson David Gomes dos Santos UNISINOS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.350

Palavras-chave:

Economia Política da Comunicação, Indústria Cultural, Midiatização, Futebol

Resumo

A partir do eixo teórico-metodológico da Economia Política da Comunicação, este artigo traz a trajetória que levou o futebol de mais um bem cultural a ganhar forma de mercadoria ao ser utilizado pela Indústria Cultural, passando a depender sua formação estrutural do que vem a ser definido por ela, para quem é preferencialmente produzido. Para entender este processo, serão discutidas questões sobre o próprio conceito de midiatização, tendo em vista que os processos midiáticos passam a abarcar, ao longo do século XX, também outros campos sociais

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Biografia do Autor

Valério Cruz Brittos, UNISINOS

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) – Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

 

Anderson David Gomes dos Santos, UNISINOS

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), onde é bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior (CAPES).

 

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Publicado

2013-01-02

Como Citar

Brittos, V. C., & Santos, A. D. G. dos. (2013). Processos midiáticos do esporte: do futebol na mídia para um futebol midiatizado. Comunicação Mídia E Consumo, 9(26), 173–190. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.350