Hábitos do Leitor de Notícias Contemporâneo

Anna Paula Knewitz, Nilda Jacks

Resumo


Este artigo apresenta hábitos do leitor de notícias contemporâneo levantados a partir de uma pesquisa empírica de cunho sociocultural. Partindo do pressuposto de que ser leitor de notícias hoje implica mesclar propósitos, gestos, sensibilidades e habilidades dos jornais impresso e digital, a pesquisa, amparada sobretudo na Teoria das Mediações, de Martín-Barbero, buscou identificar como esses dois formatos coabitam e redesenham o cotidiano das pessoas.


Palavras-chave


Leitor de notícias contemporâneo. Leitura jornalística. Recepção na web.

Texto completo:

PORT PDF / ESP PDF / ING PDF

Referências


CÁCERES, L. J. G. Sabor a ti: metodología cualitativa en investigación social. Xalapa:

Universidad Veracruzana, 1997.

KNEWITZ, Anna Paula. A leitura jornalística na contemporaneidade: novas e velhas práticas

dos leitores de Zerohora.com. Porto Alegre: UFRGS, 2010. p. 251. Dissertação (Mestrado)

– Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação, Universidade Federal do

Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2010.

KNEWITZ, Anna Paula; JACKS, Nilda. As Mediações como solo teórico para as negociações

entre tecnologia e cultura no âmbito da recepção. Trabalho apresentado ao X Congreso

ALAIC “Comunicación en Tiempos de Crisis”. Bogotá, 2010.

MARTÍN-BARBERO, J. Uma agenda para a mudança de século. In:__. Ofício de cartógrafo:

travessias latino-americanas da comunicação na cultura. São Paulo: Edições Loyola,

p. 257-303.

____________________. Pistas para entre-ver medios y mediaciones. Revista Anthropos,

n. 219, p. 43-48, abr./jun. 2008.

OROZCO, G. Comunicação social e mudança tecnológica: um cenário de múltiplos desordenamentos.

In: MORAES, D. (Org). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad,

p. 33- 49.

PALACIOS, M. Jornalismo online, informação e memória: apontamentos para debate. 2002.

Disponível em:

pdf>. Acesso em: 10 jan. 2009.

SANTAELLA, L. Linguagens Líquidas na Era da Mobilidade. São Paulo: Paulus, 2007. p. 468.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i27.428

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br