Usos sociais das TICs em dinâmicas de transnacionalismo e comunicação migrante em rede: uma aproximação à diáspora senegalesa no Sul do Brasil

Autores

  • Liliane Dutra Brignol Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1099

Palavras-chave:

Comunicação em rede, Usos sociais das TICs, Migração, Senegal

Resumo

Mesmo que as relações entre Brasil e África tenham se estabelecido em meio a muitos processos sócio-históricos, o continente ainda representa um desconhecido no contexto brasileiro. O artigo parte de uma discussão sobre os conceitos de Atlântico Negro e diáspora, em sentidos mais híbridos de cultura e identidades, para pensar fluxos migratórios que reatualizam as relações entre os dois âmbitos. O texto integra pesquisa sobre comunicação e dinâmicas de migração entre Senegal e Rio Grande do Sul e tem o objetivo de explorar o processo de consumo das tecnologias da informação e comunicação por migrantes senegaleses em cidades gaúchas. A análise valoriza dois aspectos centrais assumidos pelas TICs no processo migratório: o papel de conexão transnacional e a consolidação de dinâmicas de comunicação em rede com implicações intra e interculturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria - RS), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa Mídia e identidades contemporâneas. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo - RS). Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Referências

APPADURAI, A. O medo ao pequeno número: ensaio sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.

Blanco, C. Migraciones: nuevas movilidades en un mundo en movimiento. Barcelona: Anthropos, 2006.

BRIGNOL, L. D. Migrações transnacionais e usos sociais da internet: identidades e cidadania na diáspora latino-americana. 2010. Tese (doutorado em Ciências da Comunicação) Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2010.

Chevalier -Beaumel, E; Morales, O. G. Aproximación etnográfica a la nueva migración africana em Argentina. Circulación y saberes en el caso de los senegaleses arribados em las últimas dos décadas. Astrolabio, v. 1, n. 8, p. 381-405, 2012.

COGO, D. Latino-americanos em diáspora: usos de mídias e cidadania das migrações transnacionais. Rio de Janeiro: Tríbia, 2012.

DIALO, M. A. A construção do estado do Senegal e integração na África Ocidental: Os problemas da Gâmbia, de Casamance e da integração regional. 2011. 186f. Dissertação (mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GILROY, P. Entre campos: nações, culturas e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.

GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2012.

GRIMSON, A. Comunicación y interculturalidad. Colômbia: Grupo Editorial Norma, 2001.

GUBER, R. La etnografía: método, campo y reflexividad. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2001.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Unesco, 2003.

KALY, A. P. O Ser Preto africano no “paraíso terrestre” brasileiro: um sociólogo senegalês no Brasil. Lusotopie, Bordeaux, França, p. 105-121, 2001. Disponível em: http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/kaly.pdf. Acesso em: 24 maio 2015.

Kleidermacher, G. Entre cofradías y venta ambulante: una caracterización de la inmigración senegalesa en Buenos Aires. Cuadernos de Antropología Social, v. 1, n. 38, p. 109-130, 2013.

MARTÍN-BARBERO, J. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica, 2002.

PASCUAL DE SANS, A. (Dir.). Redes sociales de apoyo: la inserción de la población extranjera. Bilbao, Espanha: Fundación BBVA, 2007.

PEÑARANDA CÓLERA, M. C. El locutorio como espacio social transnacional: una mirada psicosocial. Athenea digital. Revista de pensamiento e investigación social, n. 8, p. 454-460, 2005. Disponível em: http://atheneadigital.net/ojs-athenea/athenea/issue/view/9. Acesso em: 12 abr. 2014.

PORTES, A. Convergências teóricas e dados empíricos no estudo do transnacionalismo imigrante. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 69, p. 73-93, 2004. Disponível em:http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1288934. Acesso em: 04 nov. 2014.

TEDESCO, J. C.; GRZYBOVSKI, D. Dinâmica migratória dos senegaleses no norte do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, v. 30, n. 1, p. 317-324, 2013.

VISENTINI, P. F; RIBEIRO, L. D.; PEREIRA, A. D. História da África e dos africanos. Petrópolis: Vozes, 2014.

Zamberlam, Jurandir; Bochi, Lauro; Corso, Giovani; Cimadon, João Marcos. Imigrante: a fronteira da documentação e o difícil acesso às políticas públicas em Porto Alegre. Porto Alegre: Solidus, 2013.

Publicado

2015-12-08

Como Citar

Brignol, L. D. (2015). Usos sociais das TICs em dinâmicas de transnacionalismo e comunicação migrante em rede: uma aproximação à diáspora senegalesa no Sul do Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 12(35), 89–109. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1099

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global