Usos sociais das TICs em dinâmicas de transnacionalismo e comunicação migrante em rede: uma aproximação à diáspora senegalesa no Sul do Brasil

Autores/as

  • Liliane Dutra Brignol Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1099

Palabras clave:

Comunicação em rede, Usos sociais das TICs, Migração, Senegal

Resumen

Mesmo que as relações entre Brasil e África tenham se estabelecido em meio a muitos processos sócio-históricos, o continente ainda representa um desconhecido no contexto brasileiro. O artigo parte de uma discussão sobre os conceitos de Atlântico Negro e diáspora, em sentidos mais híbridos de cultura e identidades, para pensar fluxos migratórios que reatualizam as relações entre os dois âmbitos. O texto integra pesquisa sobre comunicação e dinâmicas de migração entre Senegal e Rio Grande do Sul e tem o objetivo de explorar o processo de consumo das tecnologias da informação e comunicação por migrantes senegaleses em cidades gaúchas. A análise valoriza dois aspectos centrais assumidos pelas TICs no processo migratório: o papel de conexão transnacional e a consolidação de dinâmicas de comunicação em rede com implicações intra e interculturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Liliane Dutra Brignol, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS

Professora do Departamento de Ciências da Comunicação, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, Santa Maria - RS), onde integra o corpo docente do Programa de Pós-graduação em Comunicação, atuando na linha de pesquisa Mídia e identidades contemporâneas. Doutora e mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos, São Leopoldo - RS). Jornalista pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Citas

APPADURAI, A. O medo ao pequeno número: ensaio sobre a geografia da raiva. São Paulo: Iluminuras: Itaú Cultural, 2009.

Blanco, C. Migraciones: nuevas movilidades en un mundo en movimiento. Barcelona: Anthropos, 2006.

BRIGNOL, L. D. Migrações transnacionais e usos sociais da internet: identidades e cidadania na diáspora latino-americana. 2010. Tese (doutorado em Ciências da Comunicação) Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS, 2010.

Chevalier -Beaumel, E; Morales, O. G. Aproximación etnográfica a la nueva migración africana em Argentina. Circulación y saberes en el caso de los senegaleses arribados em las últimas dos décadas. Astrolabio, v. 1, n. 8, p. 381-405, 2012.

COGO, D. Latino-americanos em diáspora: usos de mídias e cidadania das migrações transnacionais. Rio de Janeiro: Tríbia, 2012.

DIALO, M. A. A construção do estado do Senegal e integração na África Ocidental: Os problemas da Gâmbia, de Casamance e da integração regional. 2011. 186f. Dissertação (mestrado em Ciência Política) – Programa de Pós-graduação em Ciência Política, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008.

GILROY, P. Entre campos: nações, culturas e o fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.

GILROY, P. O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo: Editora 34, 2012.

GRIMSON, A. Comunicación y interculturalidad. Colômbia: Grupo Editorial Norma, 2001.

GUBER, R. La etnografía: método, campo y reflexividad. Buenos Aires: Grupo Editorial Norma, 2001.

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Unesco, 2003.

KALY, A. P. O Ser Preto africano no “paraíso terrestre” brasileiro: um sociólogo senegalês no Brasil. Lusotopie, Bordeaux, França, p. 105-121, 2001. Disponível em: http://www.lusotopie.sciencespobordeaux.fr/kaly.pdf. Acesso em: 24 maio 2015.

Kleidermacher, G. Entre cofradías y venta ambulante: una caracterización de la inmigración senegalesa en Buenos Aires. Cuadernos de Antropología Social, v. 1, n. 38, p. 109-130, 2013.

MARTÍN-BARBERO, J. Oficio de cartógrafo: travesías latinoamericanas de la comunicación en la cultura. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica, 2002.

PASCUAL DE SANS, A. (Dir.). Redes sociales de apoyo: la inserción de la población extranjera. Bilbao, Espanha: Fundación BBVA, 2007.

PEÑARANDA CÓLERA, M. C. El locutorio como espacio social transnacional: una mirada psicosocial. Athenea digital. Revista de pensamiento e investigación social, n. 8, p. 454-460, 2005. Disponível em: http://atheneadigital.net/ojs-athenea/athenea/issue/view/9. Acesso em: 12 abr. 2014.

PORTES, A. Convergências teóricas e dados empíricos no estudo do transnacionalismo imigrante. Revista Crítica de Ciências Sociais, n. 69, p. 73-93, 2004. Disponível em:http://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=1288934. Acesso em: 04 nov. 2014.

TEDESCO, J. C.; GRZYBOVSKI, D. Dinâmica migratória dos senegaleses no norte do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Estudos Populacionais, v. 30, n. 1, p. 317-324, 2013.

VISENTINI, P. F; RIBEIRO, L. D.; PEREIRA, A. D. História da África e dos africanos. Petrópolis: Vozes, 2014.

Zamberlam, Jurandir; Bochi, Lauro; Corso, Giovani; Cimadon, João Marcos. Imigrante: a fronteira da documentação e o difícil acesso às políticas públicas em Porto Alegre. Porto Alegre: Solidus, 2013.

Publicado

2015-12-08

Cómo citar

Brignol, L. D. (2015). Usos sociais das TICs em dinâmicas de transnacionalismo e comunicação migrante em rede: uma aproximação à diáspora senegalesa no Sul do Brasil. Comunicação Mídia E Consumo, 12(35), 89–109. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1099

Número

Sección

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global