Lugares de captura: reificação e consumo na indústria cultural

Autores

  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria
  • Mônica Pieniz Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pauline Neutzlig Fraga Centro Universitário Franciscano

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.187

Palavras-chave:

Indústria cultural, Consumo, Reificação, Políticas públicas

Resumo

A reificação sedimenta estruturas e limita a percepção. Interessa à teoria da reificação compreender o porquê ou como os sujeitos adotam o comportamento reificante individualista provocado pelo esquecimento do reconhecimento precedente que lhes permitiu a socialização. Sob a égide do capitalismo, as mercadorias apresentariam qualidades intrínsecas que as fariam instrumentalizadas pelas diferentes indústrias culturais a fim de garantirem a satisfação mercantil como propriedades pessoais de cada sujeito integrante da sociedade do consumo. O artigo reflete sobre a reificação frente à inocuidade da intervenção de políticas públicas em duas situações distintas: a da contrapublicidade de cigarros e a da construção identitária de menores em comunidades virtuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria

Professora dos Programas de Pós-graduação em Comunicação e de Extensão Rural da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Mônica Pieniz, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Graduada em Relações Públicas e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (RS); doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Pauline Neutzlig Fraga, Centro Universitário Franciscano

Professora do Centro Universitário Franciscano (Unifra-RS). Graduada em Publicidade e Propaganda e mestra pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (RS).

Downloads

Publicado

2010-05-25

Como Citar

Silveira, A. C. M. da, Pieniz, M., & Fraga, P. N. (2010). Lugares de captura: reificação e consumo na indústria cultural. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 105–124. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.187

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)