Lugares de captura: reificação e consumo na indústria cultural
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.187Palabras clave:
Indústria cultural, Consumo, Reificação, Políticas públicasResumen
A reificação sedimenta estruturas e limita a percepção. Interessa à teoria da reificação compreender o porquê ou como os sujeitos adotam o comportamento reificante individualista provocado pelo esquecimento do reconhecimento precedente que lhes permitiu a socialização. Sob a égide do capitalismo, as mercadorias apresentariam qualidades intrínsecas que as fariam instrumentalizadas pelas diferentes indústrias culturais a fim de garantirem a satisfação mercantil como propriedades pessoais de cada sujeito integrante da sociedade do consumo. O artigo reflete sobre a reificação frente à inocuidade da intervenção de políticas públicas em duas situações distintas: a da contrapublicidade de cigarros e a da construção identitária de menores em comunidades virtuais.Descargas
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Publicado
2010-05-25
Cómo citar
Silveira, A. C. M. da, Pieniz, M., & Fraga, P. N. (2010). Lugares de captura: reificação e consumo na indústria cultural. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 105–124. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.187
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Artigos
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