Corpo, consumo e mídia
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v1i1.2Resumo
O trabalho recupera alguns marcos teóricos relativos à discussão sobre o consumo nas ciências sociais e toma o culto ao corpo como uma das dimensões dos estilos de vida, construídos através do consumo, nas sociedades contemporâneas. Neste sentido, busca-se compreender os cuidados com a forma, volume e apresentação dos corpos como estratégia de distinção social e (re)defínição de identidade no empório de estilos colocado aos indivíduos no interior da complexidade que marca o mundo contemporâneo. Também é analisado o papel da mídia neste processo, através da discussão de três revistas de grande circulação voltadas ao tema. Palavras-chaves: identidade, sociabilidade, distinção social, culto ao corpo, consumo cultural. ABSTRACT Abstract: This artide retakes some theoretical marks concerning to consume in the social sciences and conceives the cult ofthe body as ofthe life styles dimensions, built through consume in contemporary societies. This search is to understand cares wiíh bodypresentation as a strategy of social distinction and identity (re)defmition in a range of possibilities officeredtopeople inside ofthe complexity witch distinguish contemporary world. Moreover, analyses the media in this process, through discussion ofthree magazines turned to theme. Key-words: identity, sociability, social distinction, fitness, consumer cultureDownloads
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Publicado
2008-09-15
Como Citar
de Castro1, A. L. (2008). Corpo, consumo e mídia. Comunicação Mídia E Consumo, 1(1), 17–32. https://doi.org/10.18568/cmc.v1i1.2
Edição
Seção
Artigos