Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2294

Palavras-chave:

comunicação, consumo, infância, compreensão, multiperspectivismo

Resumo

Este ensaio tem como tema criança, comunicação e consumo e analisa o canal de brinquedos Totoykids no YouTube, com o objetivo de compreender essa produção sob a ótica dos meios técnicos que a tornam possível, a visão de seus criadores e o lugar social da criança frente a ela. Utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da comunicação para o consumo, sendo guiados pela ideia de um conhecimento compreensivo, que, no contexto deste ensaio, com base principalmente na noção de multiperspectivismo, implica o debate sobre distintas redes de forças que atuam sobre o fenômeno, com a consequente renúncia a visões que reduzem o esforço explicativo a um lado só dessa relação. Os resultados corroboram a convicção sobre a complexidade e as diferentes perspectivas sob as quais pode compreensivamente se dar o estudo da criança como sujeito da comunicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimas A. Künsch, Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social

Everaldo Pereira, Instituto Mauá de Tecnologia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Everaldo Pereira, Instituto Mauá de Tecnologia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp)

Publicado

2021-08-17

Como Citar

Künsch, D. A., Pereira, E., & Pereira, E. (2021). Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube. Comunicação Mídia E Consumo, 18(52). https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2294

Edição

Seção

Artigos