Criança, comunicação e consumo: Um estudo compreensivo do canal de brinquedos Totoykids no YouTube
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v18i52.2294Keywords:
comunicação, consumo, infância, compreensão, multiperspectivismoAbstract
Este ensaio tem como tema criança, comunicação e consumo e analisa o canal de brinquedos Totoykids no YouTube, com o objetivo de compreender essa produção sob a ótica dos meios técnicos que a tornam possível, a visão de seus criadores e o lugar social da criança frente a ela. Utilizamo-nos dos pressupostos teóricos da comunicação para o consumo, sendo guiados pela ideia de um conhecimento compreensivo, que, no contexto deste ensaio, com base principalmente na noção de multiperspectivismo, implica o debate sobre distintas redes de forças que atuam sobre o fenômeno, com a consequente renúncia a visões que reduzem o esforço explicativo a um lado só dessa relação. Os resultados corroboram a convicção sobre a complexidade e as diferentes perspectivas sob as quais pode compreensivamente se dar o estudo da criança como sujeito da comunicação.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License that allows the work sharing with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine.