Política e jornalismo de sensações na imprensa de referência: as capas do Estado de Minas no período da Pandemia de COVID-19

Autores

  • Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini Universidade Federal de Mato Grosso
  • Igor Aparecido Dallaqua Pedrini Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristóvão Domingos de Almeida Universidade Federal de Mato Grosso
  • Rodrigo Daniel Levoti Portari Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2552

Resumo

Este artigo visa refletir sobre a cobertura do noticiário político e sensações presentes no jornal Estado de Minas, uma publicação de referência jornalística. Tendo como base, especificamente, os recortes de 4 capas que tratam do momento da Pandemia de COVID-19 no Brasil, o texto analisa o modo como um veículo tradicional se vale de elementos da linguagem do jornalismo popular para atrair seus leitores. Com isso, apoiando-se na ótica da Análise do Discurso (AD) é possível entender as escolhas feitas pelo veículo mineiro. Além disso, metodologicamente, busca-se investigar de que maneira as cores utilizadas nas capas conseguem obter o sentido desejado pela publicação. Constatamos que as estratégias discursivas presentes nos materiais demonstram a intenção do periódico em causar impacto no leitor, desta forma promove sensações e estimula o questionamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jociene Carla Bianchini Ferreira Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutora em Educação (UFU), Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (UFMT/Campus Cuiabá) e do curso de Jornalismo da UFMT/Araguaia.

Igor Aparecido Dallaqua Pedrini, Universidade Federal de Mato Grosso

Doutor em Educação (UFU). Professor do ICHS/UFMT – Campus Araguaia.

Cristóvão Domingos de Almeida, Universidade Federal de Mato Grosso

Pós-doutor em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM). Professor do PPGCOM, do PPGECCO e do curso de publicidade e propaganda da UFMT.

Rodrigo Daniel Levoti Portari, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutor em Comunicação Social (UFMG). Professor e chefe de departamento da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). 

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Pedrini, J. C. B. F., Pedrini, I. A. D., de Almeida, C. D., & Portari, R. D. L. (2022). Política e jornalismo de sensações na imprensa de referência: as capas do Estado de Minas no período da Pandemia de COVID-19. Comunicação Mídia E Consumo, 19(55). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2552

Edição

Seção

Artigos