Verdade e hegemonia nas estratégias jornalísticas de combate à desinformação

Autores

  • Thales Vilela Lelo Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2637

Resumo

O artigo examina a pauta de enfrentamento à desinformação proposta pela grande imprensa e pelas agências de fact-checking. Por meio da análise crítica dos discursos institucionais destas iniciativas, argumenta que eles promovem a despolitização do dissenso democrático apelando a uma concepção autoritária da verdade, dicotomizando fatos e valores e ratificando acriticamente as instituições hegemônicas. Em contraponto a esta formação discursiva, o artigo reivindica uma abordagem pluralista da verdade apta a reconhecer valores normativos discrepantes nas disputas sociais em curso nas democracias Ocidentais. Sugere-se, por fim, que as medidas elaboradas para aprimorar as competências críticas dos cidadãos deveriam endereçar as axiologias conflitantes presentes nas peças de desinformação e fomentar uma leitura crítica das práticas jornalísticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thales Vilela Lelo, Universidade de São Paulo

Pesquisador de Pós-Doutorado no Departamento de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Publicado

2022-08-30

Como Citar

Lelo, T. V. (2022). Verdade e hegemonia nas estratégias jornalísticas de combate à desinformação. Comunicação Mídia E Consumo, 19(55). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2637

Edição

Seção

Artigos