Verdade e hegemonia nas estratégias jornalísticas de combate à desinformação
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2637Resumen
O artigo examina a pauta de enfrentamento à desinformação proposta pela grande imprensa e pelas agências de fact-checking. Por meio da análise crítica dos discursos institucionais destas iniciativas, argumenta que eles promovem a despolitização do dissenso democrático apelando a uma concepção autoritária da verdade, dicotomizando fatos e valores e ratificando acriticamente as instituições hegemônicas. Em contraponto a esta formação discursiva, o artigo reivindica uma abordagem pluralista da verdade apta a reconhecer valores normativos discrepantes nas disputas sociais em curso nas democracias Ocidentais. Sugere-se, por fim, que as medidas elaboradas para aprimorar as competências críticas dos cidadãos deveriam endereçar as axiologias conflitantes presentes nas peças de desinformação e fomentar uma leitura crítica das práticas jornalísticas.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2022-08-30
Cómo citar
Lelo, T. V. (2022). Verdade e hegemonia nas estratégias jornalísticas de combate à desinformação. Comunicação Mídia E Consumo, 19(55). https://doi.org/10.18568/cmc.v19i55.2637
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.