Publicidade, educação e cidadania reflexões a partir de prática educomunicativa com crianças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2900

Palavras-chave:

publicidade, infâncias, literacia publicitária, educomunicação, cidadania

Resumo

Neste artigo, apresentamos análise sobre a possibilidade do uso da publicidade como suporte pedagógico para aprofundar habilidades de literacia publicitária de crianças ao (re)pensar a falta de diversidade social nos anúncios. Para alcançar tal objetivo, usamos pesquisa bibliográfica para discutir a perspectiva socioeducacional da publicidade, e mobilizamos pressupostos da pesquisa-ação para realizar oficina educomunicativa com crianças da cidade de Cuiabá-MT.  A pesquisa demonstrou  a importância da construção de canais de diálogo com crianças para que elas organizem, aprofundem e expressem o que pensam sobre temáticas que atravessam a comunicação publicitária. Além disso, evidenciou o potencial do uso da publicidade como suporte pedagógico para estimular suas habilidades de apropriação crítica, criativa e cidadã da publicidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Germano Nolasco Rucks, UFMT

Mestrando em Comunicação no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT

Thiago Toledo de Freitas, UFMT

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMT

Downloads

Publicado

2024-10-24

Como Citar

Craveiro, P., Nolasco Rucks, A. G., & Toledo de Freitas, T. (2024). Publicidade, educação e cidadania reflexões a partir de prática educomunicativa com crianças . Comunicação Mídia E Consumo, 21(61). https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2900

Edição

Seção

Artigos