A institucionalização do consumo de moda de imitação: prática impulsionada por consumidores no TikTok
a practice driven by consumers on TikTok
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v21i61.2939Palabras clave:
Consumo, Moda de Imitação, Institucionalização, TikTokResumen
O artigo analisa as práticas que institucionalizam o consumo de moda de imitação potencializadas pela produção de conteúdo dos consumidores presentes no TikTok. Partimos do pressuposto que o consumo de réplicas de marcas consolidadas é impulsionado não só pela atividade digital de quem consume, mas também pelas lógicas algorítmicas dos aplicativos de moda, como a Shein, que se apropriam dessa dinâmica em suas estratégias comerciais. Nosso objetivo é compreender as transformações no consumo desse tipo de mercadoria evidenciando o sentido de pertencimento numa lógica que institucionaliza a moda de imitação. O estudo sustenta-se na análise de conteúdos de consumidores no TikTok que adotam tais práticas.
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