O Processo de Transferência de Significados: Um Estudo Sobre o Consumo Simbólico de Lingerie por Mulheres de Baixa Renda

Autores

  • Zuleica Gomes Cruz Universidade Estadual de Maringá – UEM
  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.
  • Francisco Giovanni David Vieira Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.
  • Elisângela Domingues Michelatto Natt Universidade Estadual de Maringá – UEMO

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.315

Palavras-chave:

Processo de transferência de significados. Baixa Renda. Lingerie

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar os significados atribuídos à lingerie por mulheres de baixa renda em uma cidade da região sul do Brasil. Por meio de uma pesquisa qualitativa, os resultados demonstraram que a construção de significados por mulheres de baixa renda em torno da lingerie está intimamente relacionada à sensualidade e ao conforto. Isto se traduz na melhora da autoestima, constituindo esse quesito a principal contribuição da lingerie para o cotidiano dessas mulheres.

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Biografia do Autor

Zuleica Gomes Cruz, Universidade Estadual de Maringá – UEM

Mestre em Administração pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: zuleicacruz@hotmail.com

Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC.

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. E-mail: cleicielealbuquerque@yahoo.com.br

 

Francisco Giovanni David Vieira, Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP.

Doutor em ciências sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP. Linha de pesquisa: Mercado, Organizações e Cultura. E-mail: fgdvieira@uem.br

Elisângela Domingues Michelatto Natt, Universidade Estadual de Maringá – UEMO

Mestre em administração pela Universidade Estadual de Maringá – UEM. E-mail: elisdomingues@gmail.com

 

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Publicado

2012-09-26

Como Citar

Cruz, Z. G., Augusto, C. A., Vieira, F. G. D., & Natt, E. D. M. (2012). O Processo de Transferência de Significados: Um Estudo Sobre o Consumo Simbólico de Lingerie por Mulheres de Baixa Renda. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 141–178. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.315