Práticas Discursivas de uma Publicação de Moda Feminina de Classe Popular: Uma Análise Crítica do Discurso de Informação de Moda

Autores

  • Anete Sales da Paz Faculdade Boa Viagem
  • André Luiz Maranhão de Souza Leão Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.321

Palavras-chave:

Análise Crítica do Discurso, prática discursiva, discurso de informação de moda

Resumo

O discurso de informação de moda é uma arma poderosa na ideologia que dita o que consumir. Nesse sentido, o presente estudo tem por objetivo descortinar o discurso de informação de moda dirigido à classe popular e inserido em sua prática discursiva. Para tal, realizamos uma pesquisa documental da revista Manequim e posterior análise por meio da Análise Crítica do Discurso de Norman Fairclough. Nossos achados indicam relações de poder e dominação e como a identidade do indivíduo é constituída nesse processo.

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Biografia do Autor

Anete Sales da Paz, Faculdade Boa Viagem

Professora da Faculdade Boa Viagem e mestre pelo Mestrado Profissional em Gestão Empresarial da Faculdade Boa Viagem (MPGE/FBV).

André Luiz Maranhão de Souza Leão, Universidade Federal de Pernambuco

Professor adjunto do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal de Pernambuco (DCA/UFPE), membro do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (Propad/UFPE), pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (Gitec) e bolsista em Produtividade em Pesquisa do CNPq.

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Publicado

2012-09-28

Como Citar

da Paz, A. S., & Leão, A. L. M. de S. (2012). Práticas Discursivas de uma Publicação de Moda Feminina de Classe Popular: Uma Análise Crítica do Discurso de Informação de Moda. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 221–251. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.321

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