Videoclipe em ambiente de convergência midiática: regimes de sentido e interação
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.325Palavras-chave:
Videoclipe, Convergência, Interação, Dispositivos móveis, SemióticaResumo
O artigo discute as mudanças nas relações de comunicação e formasde consumo do videoclipe em novos formatos, pautados pelos conteúdos interativos e possibilitados por tecnologias digitais das mídias contemporâneas. À luz da sociossemiótica de Eric Landowski, são analisados os regimes de sentido e interação no processo de fruição do videoclipe The Time/Dirty Bit, da banda Black Eyed Peas, e seu aplicativo interativo para dispositivos móveis BEP 360.
Downloads
Referências
BARRETO, R. R. A fabricação do ídolo pop: a análise textual de videoclipes e a construção
da imagem de Madonna. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas)
– Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.
BRANDINI, V. Panorama histórico – MTV Brasil. In: PEDROSO, M. G.; MARTINS, R.
(Orgs.) Admirável mundo MTV Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.
CARVALHO, C. O. Narratividade e videoclipe: interação entre música e imagem nas três versões
audiovisuais da canção “One”, do U2. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação
e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação da Universidade Federal
da Bahia, Salvador.
GAZZANO, M. G. A video-arte em busca de uma nova linguagem. In: ARISTARCO, G.;
ARISTARCO, T. (Ed.) O novo mundo das imagens eletrônicas. Tradução: João Luís Gomes.
Lisboa: Edições 70, 1985. p. 129-139.
GREIMAS, A. J. Da imperfeição. Tradução de Ana Cláudia Oliveira. São Paulo: Hacker
Editores, 2002.
JENKINS, H. Cultura de convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph,
(Obra original publicada em 2006.)
LANDOWSKI, E. Interacciones arriesgadas. Tradução de Desiderio Blanco. Lima: Fondo
Editorial, 2009. (Obra original publicada em 2005.)
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.
TERRA. 2011. Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/internet/aplicativo-do-black-
-eyed-peas-tem-realidade-aumentada,02389256184ea310VgnCLD200000bbcceb0aRC
RD.html>. Acesso em: 12 jul. 2011.
YOSHIURA, E. V. Videoarte, videoclipe: investidas contra a “boa forma”. São Paulo: Porto
de Ideias, 2007.