The music video in an environment of media convergence: regimes of meaning and interaction

Authors

  • Ana Sílvia Lopes Davi Médola Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP
  • Carlos Henrique Sabino Caldas UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.325

Keywords:

Music video, Convergence, Interaction, Mobile devices, Semiotics

Abstract

The article discusses the changes in the relations between communication
and forms of consumption of the video formats guided by new interactive
content and enabled by the digital technologies of contemporary medias. In light of sociosemiotics by Eric Landowski, regimes of meaning and interaction in the fruition process present in the music video The Time/Dirty Bit, of Black Eyed Peas, and the respective application for mobile devices BEP 360 are discussed.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Sílvia Lopes Davi Médola, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP

Livre-docente em Comunicação Televisual pela Universidade Estadual Paulista – UNESP. Doutorado em Comunicação e Semiótica. Docente do Departamento de Comunicação Social no curso de Radialismo e do Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Comunicação na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Bauru, SP, Brasil; asilvia@faac.com.br

Carlos Henrique Sabino Caldas, UNESP

Possui graduação em Comunicação Social Publicidade e Propaganda pela Universidade Paulista (2003) e atualmente cursa o mestrado em comunicação pela Universidade Julio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes do Vídeo, atuando principalmente nos seguintes temas: videoclipe, linguagens eletrônicas, imagem e som, educação e comunicação. Participa também do Grupo de Estudos Audiovisuais (GEA) da UNESP-FAAC e do Grupo de Linguagens Geográficas da UNESP-FCT.

References

BARRETO, R. R. A fabricação do ídolo pop: a análise textual de videoclipes e a construção

da imagem de Madonna. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas)

– Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.

BRANDINI, V. Panorama histórico – MTV Brasil. In: PEDROSO, M. G.; MARTINS, R.

(Orgs.) Admirável mundo MTV Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.

CARVALHO, C. O. Narratividade e videoclipe: interação entre música e imagem nas três versões

audiovisuais da canção “One”, do U2. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação

e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação da Universidade Federal

da Bahia, Salvador.

GAZZANO, M. G. A video-arte em busca de uma nova linguagem. In: ARISTARCO, G.;

ARISTARCO, T. (Ed.) O novo mundo das imagens eletrônicas. Tradução: João Luís Gomes.

Lisboa: Edições 70, 1985. p. 129-139.

GREIMAS, A. J. Da imperfeição. Tradução de Ana Cláudia Oliveira. São Paulo: Hacker

Editores, 2002.

JENKINS, H. Cultura de convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph,

(Obra original publicada em 2006.)

LANDOWSKI, E. Interacciones arriesgadas. Tradução de Desiderio Blanco. Lima: Fondo

Editorial, 2009. (Obra original publicada em 2005.)

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

TERRA. 2011. Disponível em: <http://tecnologia.terra.com.br/internet/aplicativo-do-black-

-eyed-peas-tem-realidade-aumentada,02389256184ea310VgnCLD200000bbcceb0aRC

RD.html>. Acesso em: 12 jul. 2011.

YOSHIURA, E. V. Videoarte, videoclipe: investidas contra a “boa forma”. São Paulo: Porto

de Ideias, 2007.

Published

2014-01-06

How to Cite

Davi Médola, A. S. L., & Sabino Caldas, C. H. (2014). The music video in an environment of media convergence: regimes of meaning and interaction. Comunicação Mídia E Consumo, 10(29), 121–141. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.325