Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v2i4.39

Resumo

Este artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira a considerar não só os aspectos comerciais, mas, principalmente, os aparatos ideológicos que são produzidos ou apropriados pelos meios de comunicação de massa. Palavras-chave: Moda; cultura de massa; consumo; comunicação social; espaços urbanos. ABSTRACT This article considers fashion from the standpoint of the debate within the field of communication studies. Taking consumption as a reference, the discussion takes into account Simmels annotations on fashion, linking them to contemporary theories in order to consider not only commercial aspects but, mainly, the ideological apparatus produced or appropriated by the mass media as well. Keywords: Fashion; mass culture; consumption; communications; urban spaces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-17

Como Citar

Freitas, R. F. (2008). Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências. Comunicação Mídia E Consumo, 2(4), 125–136. https://doi.org/10.18568/cmc.v2i4.39