Rock in Rio: eternamente jovem

Autores

  • Ricardo Ferreira Freitas Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
  • Flávio Lins Rodrigues Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.482

Palavras-chave:

Rock in Rio, Megaevento, Juventude, Corpo, Emoção

Resumo

A proposta deste artigo é discutir o papel do espetáculo Rock in Rio: O Musical como arauto do megaevento Rock in Rio. Embalado pelo sucesso que tem acompanhado os musicais no Brasil, acreditamos que o projeto do espetáculo de música, dança e encenação, ao somar à imagem do festival o vigor de corpos de aspecto jovem e saudável, renova a marca do evento. Além disso, o musical distancia a imagem do Rock in Rio da polêmica trindade sexo, drogas e rock and roll, que marcou festivais do passado, ampliando as possibilidades de expansão da marca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Ferreira Freitas, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Pós-doutor em Comunicação pelo CEAQ/Sorbonne. Professor Associado da Faculdade de Comunicação Social da UERJ. Coordenador e membro do corpo docente do programa de pós-graduação stricto sensu em PPGCOM da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

Flávio Lins Rodrigues, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Università degli Studi di Roma “La Sapienza”. Professor do curso de especialização em TV, Cinema e Mídias Digitais na Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF.

Referências

BOTELHO, C. Cláudio Botelho: depoimento. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://entretenimento.uol.com.br/ultnot/2008/04/15/musicais_no_brasil.jhtm>. Acesso em: 20out. 2012.

BRANDÃO, T. Louvação sem compromisso com a história. O Globo. Rio de Janeiro, 13 jan.2013. Segundo Caderno, p. 2.

CALAINHO, L. Luiz Calainho: depoimento em vídeo. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/festivais-de-musica/2012/08/01/305680-em-video--exclusivo-equipe-revela-detalhes-sobre-musical-baseado-no-rock-in-rio#0>. Acesso em: 13 out. 2012.

CAMPOS, F. Fernando Campos: depoimento em vídeo. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://virgula.uol.com.br/ver/noticia/festivais-de-musica/2012/08/01/305680-emvideo-exclusivo-equipe-revela-detalhes-sobre-musical-baseado-no-rock-in-rio#0>. Acesso em: 13 out. 2012.

DANTAS, A. L. T. Fragmentos de memória – o lado oculto da Cidade “Rock in Rio” – Um espaço de liberdade. In: LEMOS, M. T. T. B. L.; DEMBICZ, A.; BAHIA, L. H. N. (Orgs.). América Latina – Fragmentos de Memória. Rio de Janeiro: Sete Letras, 2001.

DEBERT, G. G. A dissolução da vida adulta e a juventude como valor. Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, n. 34, p. 49-70, jul./dez. 2010.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo: comentários sobre a sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ERTHAL, J. M. “Rock in Rio – O Musical” inaugura Cidade das Artes. Disponível em: <http://veja.abril.com.br/noticia/celebridades/rock-in-rio-o-musical-inaugura-a-cidade--das-artes>. Acesso em: 15 jan. 2013.

FREITAS, R.; ELIAS, R. V.; AZEVEDO, E. C. Sexo, drogas e Rock in Rio: um estudo sobre campanhas de prevenção em megaeventos. Juiz de Fora, 2012. Disponível em: <http://www.compos.org.br>. Acesso em: 15 ago. 2012.

LE BRETON, D. As paixões ordinárias. Antropologia das emoções. Petrópolis: Vozes, 2009. LIPOVETSKY, G. Memorfoses da cultura liberal: ética, mídia, empresa. Porto Alegre: Sulina, 2004a.

____________. Os tempos hipermodernos. São Paulo: Barcarolla, 2004b.

MAFFESOLI, M. Cultura e comunicação juvenis. In: Comunicação, mídia e consumo, v. 2, São Paulo, 2005.

___________. No fundo das aparências. Petrópolis: Vozes, 2010.

MEDINA, R. Roberto Medina: entrevista ao site Portal da Propaganda. Rio de Janeiro,2003. Disponível em: <http://www.portaldapropaganda.com/comunicacao/entrevista/2003/02/0001/index_html?pagina=4>. Acesso em: 20 out. 2012.

___________. Roberto Medina: entrevista ao jornal Extra. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: <http://extra.globo.com/tv-e-lazer/rock-in-rio/medina-fala-da-decepcao-com-elton-john--axl-rose-adianta-atracoes-para-proximo-rock-in-rio-2736965.html#axzz2COdqwodM>. Acesso em: 20 out. 2012.

MORIN, E. Cultura de massas no século XX: O espírito do tempo 1: Neurose. Rio de Janeiro:

Forense Universitária, 1997.

Publicado

2014-12-18

Como Citar

Freitas, R. F., & Rodrigues, F. L. (2014). Rock in Rio: eternamente jovem. Comunicação Mídia E Consumo, 11(32), 13–29. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i32.482

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global