Publicidade: o corpo modificado

Autores

  • Tânia Márcia Cezar Hoff ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v1i1.4

Resumo

Neste artigo, resultado parcial de uma pesquisa a respeito do imaginário do corpo na publicidade brasileira, analisamos alguns aspectos da representação de corpo em anúncios de clínicas de estética e de cirurgia plástica e também em depoimentos veiculados em revistas do mercado editorial brasileiro em janeiro e fevereiro de 2004. Nos referidos anúncios, identificamos uma desqualificação do corpo "natural" e uma necessidade de modificá-lo por meio de cirurgias. Também identificamos que a publicidade, associando os discursos médico e tecnológico, propõe um novo paradigma de corpo. Palavras-chaves: corpo, cirurgia, publicidade. ABSTRACT In this article, as apartial result of a research on the imaginary body in the Brazilian advertisement, we analyzed some aspects of body representation in advertising for a esthetic and lastic surgery clinics and also in narratives published in some magazines from the Brazilian editorial market during January and February of 2004. In the referred group of advertising, we identified the existence of a negative qualification of "natural" body and a necessity of modijying it through surgery. We also identified that the advertisement, associating the medical and technological discourses, proposes a new body paradigm. Keywords: body, cirurgic intervention, advertising.

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Publicado

2008-09-15

Como Citar

Hoff, T. M. C. (2008). Publicidade: o corpo modificado. Comunicação Mídia E Consumo, 1(1), 52–62. https://doi.org/10.18568/cmc.v1i1.4