Treine suas emoções, supere-se, seja feliz! Uma análise discursiva do imperativo da superação e da felicidade na literatura de autoajuda

Autores

  • Marcilia Gomes Mendes Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Geilson Fernandes de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.601

Palavras-chave:

Discursos, autoajuda, imperativos da superação e da felicidade.

Resumo

As linguagens das mídias atuam como mecanismos que contribuem para a difusão e consolidação dos mais variados discursos e práticas. Nesta conjuntura, a literatura de autoajuda, [re] produz sentidos sobre a felicidade. Assim, aqui nos propomos a analisar pelo viés da Análise do Discurso francesa a obra Treinando a emoção para ser feliz (2007) do brasileiro Augusto Cury, atentando para os sentidos que são produzidos sobre o necessário treinamento da emoção, e os imperativos da superação e da felicidade.

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Biografia do Autor

Marcilia Gomes Mendes, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Geilson Fernandes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN

Mestrando em Ciências Sociais e Humanas pela UERN. Membro do grupo de pesquisa Informação, Cultura e
Práticas Sociais, atuando na linha Mídia, Discurso e Tecnologias. Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Mossoró, RN, Brasil; geilson_fernandes@hotmail.com

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Publicado

2014-01-06

Como Citar

Mendes, M. G., & de Oliveira, G. F. (2014). Treine suas emoções, supere-se, seja feliz! Uma análise discursiva do imperativo da superação e da felicidade na literatura de autoajuda. Comunicação Mídia E Consumo, 10(29), 161–182. https://doi.org/10.18568/cmc.v10i29.601