Emoção, desejo e devaneio nas práticas de consumo dos catadores de materiais recicláveis.

Autores

  • Josilene Barbosa do Nascimento Universidade Estadual da Paraíba - UEP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.712

Palavras-chave:

sociedade de consumo, consumo emocional, catadores de materiais recicláveis, hiperconsumo.

Resumo

O presente artigo aborda o consumo dos catadores de materiais recicláveis quando objetivam, meramente, gratificações pessoaisantecipadas através da imaginação. Desse modo, apontando comofuncionam os delírios autoilusivos dos catadores, característica doconsumo moderno, perscrutamos como a emoção e os valoresindividuais regem suas práticas de consumo. Nesse sentido, oscatadores consomem para saciarem vontades subjetivamenteestabelecidas: é o consumo emocional.

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Biografia do Autor

Josilene Barbosa do Nascimento, Universidade Estadual da Paraíba - UEP

Bolsista do PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) da CAPES vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual da Paraíba e pesquisadora do Grupo de Estudos de Gênero Flor e Flor, vinculado ao Departamento de Serviço Social e ao PPGSS, da UEPB.

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Publicado

2014-08-29

Como Citar

Nascimento, J. B. do. (2014). Emoção, desejo e devaneio nas práticas de consumo dos catadores de materiais recicláveis. Comunicação Mídia E Consumo, 11(31), 37–64. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.712

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global