Estratégias multimídia de incentivo à leitura: estudo do caso Dom Casmurro

Autores

  • Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Timponi Pereira Rodrigues Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Júlio Altieri Monteiro Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.755

Palavras-chave:

Leitura, multimídia, educação, cognição, Dom Casmurro

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar estratégias de recursos multimidiáticos para promover o hábito e o prazer à leitura. Para isso, é feita a análise do caso da obra Dom Casmurro, de Machado de Assis, divulgada em diversos produtos e suportes (mashup de livros, seriados, audiolivro, livroclip), que exploram múltiplas sensorialidades, linguagens e formas de narrativa. Diante da dificuldade do ensino tradicional com o tema, almeja-se atrair os jovens para a leitura da obra original.

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Biografia do Autor

Fátima Cristina Regis Martins de Oliveira, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação pela ECO/UFRJ / Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ / Pesquisadora CNPq / Bolsista do Prociência (Faperj/UERJ) / Co-coordenadora do Laboratório de Pesquisas em Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade (LETS/UERJ)

Raquel Timponi Pereira Rodrigues, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ (bolsista CAPES) / Mestre em comunicação pela UERJ / Pesquisadora do Laboratório LETS/UERJ - “Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade” / Pesquisadora do NEPCOM/UFRJ e revisora/tradutora da Revista Eco-Pós, da UFRJ / Professora de Jornalismo do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM).

Júlio Altieri Monteiro, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Comunicação pela UERJ / Jornalista / Pesquisador do Laboratório LETS/UERJ - “Tecnologias de Comunicação, Cultura e Subjetividade”.

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Publicado

2015-05-26

Como Citar

Oliveira, F. C. R. M. de, Rodrigues, R. T. P., & Monteiro, J. A. (2015). Estratégias multimídia de incentivo à leitura: estudo do caso Dom Casmurro. Comunicação Mídia E Consumo, 12(33), 132–149. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i33.755

Edição

Seção

Artigos