Publicidade: a procura amorosa do consumo

Autores

  • Maria Pinheiro ESPM

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.85

Resumo

Partindo da definição do termo alemão para publicidade, que significa “a procura amorosa”, este artigo objetiva refletir como essa mídia representa as formas de amar de um sujeito, como veicula o erótico e os valores da sociedade de consumo ali encontrados. Para tal, parto dos resultados de uma pesquisa de iniciação científica realizada na ESPMRJ que analisou a comunicação amoroso-sexual em revistas na década de 1960 a 1980 e no final de década de 1990, além de apresentar outra pesquisa dessa comunicação no ano de 2005. Palavras-chave: Publicidade; erotismo; amor eros; amor philia; narcisismo. ABSTRACT Based on the translation of advertising to the german language, which means “looking for love”, this article discusses how this media represents different ways of loving, its erotic messages and the values of the consumption society. Therefore, I present the results of an initiation scientific research that happened at ESPM-RJ, which analyzed sexual-loving communication in magazines during the period of the sixties to the eighties and the ending of the nineties. I present too another advertising research that took place in the year 2005. Keywords: Advertising; eroticism; eros love; philia love; narcissism.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-24

Como Citar

Pinheiro, M. (2008). Publicidade: a procura amorosa do consumo. Comunicação Mídia E Consumo, 3(8), 169–187. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i8.85