“Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”: práticas de escrita urbana sobre a propaganda eleitoral

Autores

  • Laura Guimarães Corrêa Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG
  • Tiago Barcelos Pereira Salgado Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.920

Palavras-chave:

Análise do discurso, Crença, Comunicação visual, Intervenções urbanas, Propaganda

Resumo

Discutimos no artigo algumas práticas de escrita urbana realizadas por sujeitos comuns sobre peças de propaganda eleitoral. Analisamos alguns registros fotográficos dessas intervenções de contrapropaganda, sob a forma de texto e/ou de imagem, publicados no perfil “Sujo sua cara” no Facebook e a reconstrução de sentido nos novos discursos produzidos. A observação das peças e dos sentidos compartilhados nessas interações visuais suscita reflexões sobre o caráter apartidário do fenômeno e sobre a (des)crença na propaganda eleitoral, na democracia representativa e na classe política de modo geral. 

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Biografia do Autor

Laura Guimarães Corrêa, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG

Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Professora
Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFMG. Visiting Fellow na London School of Economics and Political Science, Reino Unido, com bolsa CAPES – Brasil.

Tiago Barcelos Pereira Salgado, Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, Belo Horizonte, MG

Doutorando em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bolsista da CAPES – Brasil. Doutorado sanduíche na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris, França.

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Publicado

2016-04-28

Como Citar

Corrêa, L. G., & Salgado, T. B. P. (2016). “Você suja minha cidade, eu sujo sua cara”: práticas de escrita urbana sobre a propaganda eleitoral. Comunicação Mídia E Consumo, 13(36), 131–149. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.920

Edição

Seção

Artigos