Estratégias de personalização e sites de redes sociais: um estudo de caso da apropriação do Fotolog.com
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v5i12.117Abstract
O presente trabalho busca estudar as estratégias de personalização dos usuários do Fotolog.com. Essas estratégias são compreendidas como essenciais para o uso do sistema como um site de rede social. A análise e a identificação de tais estratégias são realizadas com base em um estudo de caso de 20 fotologs. São diretamente observados 242 fotografias e 1583 comentários. Baseadas nessa observação sistemática e na análise do conteúdo, são elencadas quatro formas de personalização: pelas fotografias publicadas, pelo nickname utilizado; pelas conexões e pelas configurações do sistema. Essas estratégias são depois discutidas diante de sua importância para a interação social e para as redes sociais. Palavras-chave: Fotolog; personalização; sites de redes sociais. ABSTRACT The following paper studies the users’ personalization strategies on Fotolog. com. These strategies are essential for Fotolog’s appropriation as a social network site. We identify which strategies are used and how based on a case study of 20 fotologs, in which we observed directly 242 photographies and 1583 comments. Based on this systematic observation andcontent analysis, we point out four strategies of personalization: through photographies published, nicknames used, connections and system configuration. We then discuss these strategies and their importance for social interaction and social networks. Keywords: Fotolog; personalization; social network sites.Downloads
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Published
2008-09-10
How to Cite
Recuero, R. (2008). Estratégias de personalização e sites de redes sociais: um estudo de caso da apropriação do Fotolog.com. Comunicação Mídia E Consumo, 5(12), 35–56. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i12.117
Issue
Section
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
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