Novas imagens da pombagira na cultura pop: símbolos, mitos e estereótipos em circulação

Autores/as

  • Florence Marie Dravet Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasília, DF
  • Leandro Bessa Oliveira Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasília, DF

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1082

Palabras clave:

Cultura pop, Pombagira, Valesca Popozuda, Lady Gaga, Azis

Resumen

Como o arquétipo da mulher selvagem sobrevive e ressurge dentro de construções estereotipadas do feminino na cultura pop contemporânea, especialmente, na música e nos videoclipes? Para tratar desse arquétipo, partimos da figura brasileira da pombagira, símbolo de uma força feminina livre, selvagem, sensual e sexual. De acordo com a teoria de Warburg (2012), símbolos fortes ressurgem na arte devido ao caráter recorrente do pathos, que ele denomina pathosformel. Mostraremos, com o estudo de três figuras do feminino do star system mediático como um feminino livre, embora tenha sido devastado por séculos de falocentrismo, está ressurgindo e se manifestando na cultura pop.

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Biografía del autor/a

Florence Marie Dravet, Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasília, DF

Profa. Dra. Coordenadora do Mestrado em Comunicação da Universidade Católica de Brasília - UCB.

Leandro Bessa Oliveira, Universidade Católica de Brasília, UCB, Brasília, DF

Professor dos Cursos de Comunicação da Universidade Católica de Brasília, mestrando em Comunicação na UnB.

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Publicado

2015-12-08

Cómo citar

Dravet, F. M., & Oliveira, L. B. (2015). Novas imagens da pombagira na cultura pop: símbolos, mitos e estereótipos em circulação. Comunicação Mídia E Consumo, 12(35), 49–70. https://doi.org/10.18568/cmc.v12i35.1082

Número

Sección

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global