Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v5i12.119Resumen
Este artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-10
Cómo citar
Rahde, M. B. F. (2008). Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição. Comunicação Mídia E Consumo, 5(12), 97–112. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i12.119
Número
Sección
Artigos
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.