Jornalismo e conhecimento da realidade objetiva no século XXI
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2184Palabras clave:
Teorias do Jornalismo, Realidade objetiva, Conhecimento, MarxismoResumen
O artigo explora a questão do conhecimento da realidade objetiva pelo jornalismo. Cotejando a perda de sentido do real expresso tanto na hegemonia irracionalista no território digital, quanto em importantes correntes de pensamento hegemônico de estudos do jornalismo, o texto aponta a práxis noticiosa como forma de conhecimento imersa em uma sociedade de classes, avaliando a sua potência na busca da concreticidade. Para isso, assume a perspectiva da ontologia do ser social em Marx para debater a possibilidade de conhecimento da objetividade, investigando as peculiaridades do jornalismo no edifício conceitual da dialética materialista. Assim, apresenta uma caracterização ontológica crítica para um dos problemas centrais do jornalismo no contexto do capitalismo digital do século XXIDescargas
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Publicado
2021-03-22
Cómo citar
Rodrigues de Souza, R. B. (2021). Jornalismo e conhecimento da realidade objetiva no século XXI. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 143. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2184
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Artigos
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