Jornalismo e conhecimento da realidade objetiva no século XXI

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2184

Palabras clave:

Teorias do Jornalismo, Realidade objetiva, Conhecimento, Marxismo

Resumen

O artigo explora a questão do conhecimento da realidade objetiva pelo jornalismo. Cotejando a perda de sentido do real expresso tanto na hegemonia irracionalista no território digital, quanto em importantes correntes de pensamento hegemônico de estudos do jornalismo, o texto aponta a práxis noticiosa como forma de conhecimento imersa em uma sociedade de classes, avaliando a sua potência na busca da concreticidade. Para isso, assume a perspectiva da ontologia do ser social em Marx para debater a possibilidade de conhecimento da objetividade, investigando as peculiaridades do jornalismo no edifício conceitual da dialética materialista. Assim, apresenta uma caracterização ontológica crítica para um dos problemas centrais do jornalismo no contexto do capitalismo digital do século XXI

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Biografía del autor/a

Rafael Bellan Rodrigues de Souza, Universidade Federal do Espírito Santo

Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Jornalista, mestre em Comunicação pela Unesp (Bauru), doutor em Ciências Sociais pela Unesp (Araraquara) com pós-doutorado pela ECA-USP

Publicado

2021-03-22

Cómo citar

Rodrigues de Souza, R. B. (2021). Jornalismo e conhecimento da realidade objetiva no século XXI. Comunicação Mídia E Consumo, 18(51), 143. https://doi.org/10.18568/cmc.v18i51.2184