A nova “boa nova”: marketing de medicamentos e jornalismo científico nas páginas da revista Veja

Autores/as

  • Paulo Vaz Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Daniel B. Portugal Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.342

Palabras clave:

Marketing de medicamentos, Consumo, Ética, Doença, Saúde

Resumen

Este artigo analisa o status do medicamento na ética contemporânea, mostrando como ele se constrói em oposição ao típico objeto de consumo. Entretanto, não apenas tal separação se mostra problemática teoricamente, como, na prática, induz os laboratórios farmacêuticos a construírem estratégias de marketing que exploram a credibilidade de pessoas e instituições. Procurando estudar a influência (seja direta ou indireta) de tais estratégias em matérias jornalísticas sobre saúde, analisamos reportagens sobre saúde da revista Veja.

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Biografía del autor/a

Paulo Vaz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor do programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). O autor agradece ao CNPq pelo apoio ao projeto Risco, portador e
vítima virtual

Daniel B. Portugal, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Daniel Portugal é doutorando em Comunicação e Cultura na UFRJ

Publicado

2013-01-02

Cómo citar

Vaz, P., & Portugal, D. B. (2013). A nova “boa nova”: marketing de medicamentos e jornalismo científico nas páginas da revista Veja. Comunicação Mídia E Consumo, 9(26), 37–60. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i26.342

Número

Sección

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global