Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia
DOI:
https://doi.org/10.18568/cmc.v3i7.69Resumen
Este artigo parte do pressuposto de que a análise midiática da música popular massiva é uma contribuição importante para a compreensão do papel que as canções ocupam na cultura e comunicação contemporâneas. Nesse sentido, acredita-se que as dimensões plásticas e materiais da música massiva, como a performance, a voz, o corpo e o ritmo, estão diretamente ligadas às definições de canção popular massiva e gêneros musicais, bem como às estratégias de produção de sentido desses formatos. Desse modo, a canção é considerada ponto de partida para a abordagem dos aspectos sociais e culturais inscritos nas condições de consumo da música popular massiva como fenômeno comunicacional. Palavras-chave: Música popular massiva; gêneros musicais; canção popular massiva. ABSTRACT This article presents the idea that analytical methods developed within the notion of popular music within mass culture are an important contribution for the comprehension of the role that popular music pays in our dayly lives. The proposed methodology seeks to valorize plastic aspects of popular music, as well its media aspects. Our work will draw upon notions of performance, voice, body and rhythm and their links with the notions of popular music and musical genres. Then, popular music is a starting point for the comprehension of social and cultural aspects present in the realms of production and consumption of popular music. Keywords: Popular music within mass culture; musical genres; popular song within mass culture.Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2008-09-23
Cómo citar
Junior, J. (2008). Música popular massiva e gêneros musicais: produção e consumo da canção na mídia. Comunicação Mídia E Consumo, 3(7), 31–47. https://doi.org/10.18568/cmc.v3i7.69
Número
Sección
Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global
Licencia
Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia de atribución Creative Commons que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.