Análise das plataformas utilizadas por estudantes de gestão para acesso e consumo de informações

Autores

Palavras-chave:

Consumo de informação, comportamento informacional, plataformização digital, inteligência artificial generativa, redes sociais

Resumo

O ambiente atual de procura e utilização de informação é ágil sendo que o surgimento da GenAI desafia os métodos tradicionais de pesquisa. Este estudo tem como objetivo identificar as plataformas e mídias escolhidas pelos estudantes de gestão para busca e consumo de informações. Além disso, busca compreender as razões dessas escolhas, fornecendo insights sobre os padrões de acesso e consumo de dados por futuros gestores. Utilizou-se um survey, respondido por 112 estudantes da disciplina Pesquisa Mercadológica em 2022 e 2023. Observa-se que a escolha por determinadas plataformas ou mídias é justificada pela sua capacidade de fornecer informações rápidas e práticas. A facilidade de acesso, variedade de conteúdos disponíveis e economia de tempo são os principais benefícios percebidos pelos estudantes, aspectos que satisfazem a necessidade de informação imediata que facilita a tomada de decisão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane Pereira Viana, Universidade Feevale/ Faculdade IENH

Luciane Pereira Viana: Pós-doutora em Administração. Doutora em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale. Bacharel em Administração. Professora na Faculdade IENH. ORCID: 0000-0002-9577-728X. E-mial: viana.luciane.lu@gmail.com.

Dusan Schreiber, Universidade Feevale

Doutor em Administração pela UFRGS, docente permanente do Mestrado em Administração, Mestrado Profissional em Indústria Criativa e Programa em Qualidade Ambiental da Universidade FEEVALE

André Luciano Viana, Universidade Feevale

André Luciano Viana: Doutor em Estudos Estratégicos Internacionais na UFRGS e doutor em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale. Docente na Universidade Feevale. ORCID: 0000-0001-8686-1204. E-mail: viana.alv@gmail.com.

Publicado

2025-10-06

Como Citar

Viana, L. P., Schreiber, D., & Viana, A. L. (2025). Análise das plataformas utilizadas por estudantes de gestão para acesso e consumo de informações. Comunicação Mídia E Consumo, 22(64). Recuperado de https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2981

Edição

Seção

Artigos