Comunicação organizacional e mídias móveis: possibilidades e desafios

Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Maria Aparecida Moura

Resumo


O artigo busca refletir sobre as possibilidades e os desafios das interações entre as organizações e seus públicos de interesse, em especial, os clientes finais, diante da diversidade de mídias e mediações (com destaque para as mídias móveis).  Ao ampliar os pontos de contato entre os sujeitos e as marcas, a presença e o uso quase constante das mídias digitais acabam por demandar da comunicação organizacional a proposição de novas estratégias de abordagem e relacionamento com os públicos de interesse. Serão apresentadas e discutidas aqui algumas iniciativas, à luz das reflexões em torno da midiatização e das teorias da mobilidade no âmbito da comunicação.


Palavras-chave


Comunicação organizacional; midiatização; mobilidade; consumo.

Texto completo:

PDF PDF (English)

Referências


BARICHELLO, E.M.M.R. Apontamentos em torno da visibilidade e da lógica de legitimação das instituições na sociedade midiatizada. In: DUARTE, Elizabeth Bastos e CASTRO, Maria Lilia Dias. (Orgs) Em torno das mídias: práticas e ambiências. Porto Alegre: Sulina, 2008.

BARNES, S.J., SCORNAVACCA, E. Mobile marketing: the role of permission and acceptance. In: International Journal of Mobile Communications, v.2, n.2, 2004, p.128-139.

BAUER, H.H., BARNES, S.J., REICHARDT, T., NEUMANN, M.M. Driving consumer acceptance of mobile marketing: a theoretical framework and empirical study. In: Journal of Electronic Commerce Research, v.6, n.3, 2005, p.181-192.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2008. 323p.

______. Dentro e fora da caixa de ferramentas da sociabilidade. In: BAUMAN, Zygmunt. Amor Líquido: Sobre a Fragilidade dos Laços Humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004. p.27-45.

______. Globalização: As Conseqüências Humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999. 146p.

______. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001. 258p.

BRUNO, Fernanda. Máquinas de ver, modos de ser: vigilância, tecnologia e subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2013. 190 p.

DANTAS, Marcos. A lógica do capital-informação: a fragmentação dos monopólios e a monopolização dos fragmentos num mundo de comunicações globais. 2a edição. Rio de Janeiro: Contraponto, 2002. 268 p.

ELLIOTT A., URRY J. Mobile Lives. London: Routledge, 2010. 188p.

FAUSTO NETO, Antonio. Midiatização, prática social-prática de sentido. Seminário sobre midiatização, Rede Prosul, Anais... São Leopoldo: UNISINOS, 2006.

___. Fragmentos de uma «analítica» da midiatização. Revista MATRIZes n. 2. abril, 2008.

___. As bordas da circulação. Revista Alceu. V.10. N 20. Jan/jun 2010.

KATZ, J. E.; AAKHUS, M. (org.) Perpetual Contact: Mobile Communication, Private Talk, Public Performance. NY: Cambridge University Press. 2002, 391p.

LEMOS, A. Cibercultura Remix. Seminário Sentidos e Processos. São Paulo, Itaú Cultural, agosto de 2005. Disponível em: Acesso em 05 fev 2011

LING, Rich. New Tech, New Ties. Cambridge: MIT Press, 2008. 240p.

______. The Mediation of Ritual Interaction via the Mobile Telephony. In: KATZ, J. E. (org.) Handbook of Mobile Communication Studies. Cambridge, MA: MIT Press. 2008. p.165-176.

MAFFESOLI, Michel. Sobre o nomadismo: vagabundagens pós-modernas. Rio de Janeiro: Record, 2001. 205p.

MANOVICH, Lev. The poetics of augmented space. Visual Communication. v.5 n.2, Jun. 2006, p.219-240.

OLIVEIRA, I.L.; PAULA M.A.; MARCHIORI, M. Um giro na concepção de estratégias comunicacionais: dimensão relacional. Encontro do Fórum Iberoamericano de Estratégias de Comunicação. Anais... República Dominicana, 2012. Disponível em http://www.uel.br/grupoestudo/gecorp/images/fisec_2012_painel_texto_final_130712.pdf. Acesso em 10 nov 2013.

SANTAELLA, Lucia. Linguagens Líquidas na era da Mobilidade. São Paulo: Ed. Paulus, 2007. 472p.

SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia?. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

SODRÉ, Muniz. Antropológica do Espelho. Por uma teoria da comunicação linear e em rede. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

URRY, John. Mobilities. London: Routledge, 2007. 335p.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v14i39.1194

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br