Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades

Autores

  • Maria Gregolin UNESP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.105

Resumo

A análise do discurso é um campo de pesquisa cujo objetivo é compreender a produção social de sentidos, realizada por sujeitos históricos, por meio da materialidade das linguagens. Cada vez mais, a mídia tem-se tornado objeto privilegiado das investigações dos analistas de discurso. Neste trabalho, analisando textos da grande mídia brasileira, procurase mostrar a importância da aproximação entre análise do discurso e estudos da mídia, a fim de compreender os movimentos discursivos de produção de identidades. Palavras-chave: Discurso; mídia; identidades; história, memória. ABSTRACT Discourse analysis is a field of research which aims to understand the social production of senses, engendered by historical subjects, through the materiality of languages. Media has more and more become a privileged object of investigation by discourse analysts. This paper analyses texts generated by the broad Brazilian media. We aim to demonstrate the importance of the aproximation between discourse analysis and media studies in order to understand the discoursive movements in the production of identities. Keywords: Discourse; media; identities; history; memory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-09-25

Como Citar

Gregolin, M. (2008). Análise do discurso e mídia: a (re)produção de identidades. Comunicação Mídia E Consumo, 4(11), 11–25. https://doi.org/10.18568/cmc.v4i11.105

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global