Discurso e mobilização social no contexto das tecnologias interativas: a emergência de múltiplas esferas argumentativas

Autores

  • Edson Fernando Dalmonte Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.234

Palavras-chave:

Ética do discurso, Teoria da ação comunicativa, Jornalismo, Redes sociais.

Resumo

 

Discute a emergência de múltiplas esferas argumentativas no contexto das tecnologias interativas. Ao lado do jornalismo, representante da mídia tradicional, colocam-se as redes sociais, expressão de uma mídia social, que inclui o indivíduo como agente ativo nos processos discursivos. A partir dos atos de fala, discute a Teoria da Ação Comunicativa habermasiana, marcando a distinção entre ação comunicativa, orientada ao entendimento, e ação estratégica, orientada ao êxito. Toma como objeto empírico o Movimento DESOCUPA!, que ocorreu na cidade de Salvador, Bahia. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edson Fernando Dalmonte, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Comunicação, Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Faculdade de Comunicação, Universidade Federal da Bahia. Coordenador do ANALÍTICA: Grupo de pesquisa em Análise Crítica da mídia e produtos midiáticos .

Publicado

2012-06-27

Como Citar

Dalmonte, E. F. (2012). Discurso e mobilização social no contexto das tecnologias interativas: a emergência de múltiplas esferas argumentativas. Comunicação Mídia E Consumo, 9(24), 13–31. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i24.234

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global