Ética jornalística na primeira década do século XXI: um mapeamento de ocorrências

Rogerio Christofoletti, Marianne Oliveira Ternes

Resumo


O trabalho apresenta um mapeamento de como o tema da ética jornalística foi descrito no período 2001 a 2010 no site do Observatório da Imprensa (OI), o mais tradicional veículo de crítica de mídia da América Latina. Esta pesquisa se concentra em possíveis impactos dos avanços tecnológicos no exercício profissional dos jornalistas e na sustentação deontológica de suas escolhas e condutas. Interessa-nos analisar como as bases éticas do jornalismo vêm se modificando nos últimos anos, e se há um redimensionamento desses valores com a emergência de novas tecnologias de informação e comunicação.

Palavras-chave


valores éticos; dilemas éticos; conduta dos jornalistas; deontologia; novas tecnologias

Texto completo:

PORT PDF ING PDF ESP PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v9i24.237

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: SCOPUS lREVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  |  

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br