Dos sinos ao iPod: sons, espaços e identidades nas novas estratégias das marcas

Autores

  • José Cláudio S. Castanheira Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC
  • Joyce Ajuz Coelho ESPM/RJ

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.320

Palavras-chave:

Paisagem sonora. Experiência sensorial. Identidade da marca

Resumo

O objetivo deste trabalho é mostrar como a estruturação identitária, bem como a delimitação de espaços, a partir de elementos da paisagem sonora, têm sido de grande importância para as atuais estratégias de identidade das marcas comerciais. Buscou-se, além disso, apontar as mudanças na relação entre produto e consumidor a partir dos impactos sensoriais e emocionais causados pelo conjunto de mídias operando nesses espaços.

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Biografia do Autor

José Cláudio S. Castanheira, Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense – UFF. E-mail: jcscastanheira@gmail.com

Joyce Ajuz Coelho, ESPM/RJ

Professora da ESPM/RJ. Doutora pelo PPGCOM – UFRJ. E-mail: joyce_ajuz@uol.com.br

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Publicado

2012-09-28

Como Citar

Castanheira, J. C. S., & Coelho, J. A. (2012). Dos sinos ao iPod: sons, espaços e identidades nas novas estratégias das marcas. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 219–239. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.320