Videoclipe em ambiente de convergência midiática: regimes de sentido e interação

Ana Sílvia Lopes Davi Médola, Carlos Henrique Sabino Caldas

Resumo


O artigo discute as mudanças nas relações de comunicação e formas
de consumo do videoclipe em novos formatos, pautados pelos conteúdos interativos e possibilitados por tecnologias digitais das mídias contemporâneas. À luz da sociossemiótica de Eric Landowski, são analisados os regimes de sentido e interação no processo de fruição do videoclipe The Time/Dirty Bit, da banda Black Eyed Peas, e seu aplicativo interativo para dispositivos móveis BEP 360.

Palavras-chave


Videoclipe; Convergência; Interação; Dispositivos móveis; Semiótica

Texto completo:

PDF

Referências


BARRETO, R. R. A fabricação do ídolo pop: a análise textual de videoclipes e a construção

da imagem de Madonna. 2005. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas)

– Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, Salvador.

BRANDINI, V. Panorama histórico – MTV Brasil. In: PEDROSO, M. G.; MARTINS, R.

(Orgs.) Admirável mundo MTV Brasil. São Paulo: Saraiva, 2006.

CARVALHO, C. O. Narratividade e videoclipe: interação entre música e imagem nas três versões

audiovisuais da canção “One”, do U2. 2006. Dissertação (Mestrado em Comunicação

e Cultura Contemporâneas) – Faculdade de Comunicação da Universidade Federal

da Bahia, Salvador.

GAZZANO, M. G. A video-arte em busca de uma nova linguagem. In: ARISTARCO, G.;

ARISTARCO, T. (Ed.) O novo mundo das imagens eletrônicas. Tradução: João Luís Gomes.

Lisboa: Edições 70, 1985. p. 129-139.

GREIMAS, A. J. Da imperfeição. Tradução de Ana Cláudia Oliveira. São Paulo: Hacker

Editores, 2002.

JENKINS, H. Cultura de convergência. Tradução de Susana Alexandria. São Paulo: Aleph,

(Obra original publicada em 2006.)

LANDOWSKI, E. Interacciones arriesgadas. Tradução de Desiderio Blanco. Lima: Fondo

Editorial, 2009. (Obra original publicada em 2005.)

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2000.

TERRA. 2011. Disponível em:

-eyed-peas-tem-realidade-aumentada,02389256184ea310VgnCLD200000bbcceb0aRC

RD.html>. Acesso em: 12 jul. 2011.

YOSHIURA, E. V. Videoarte, videoclipe: investidas contra a “boa forma”. São Paulo: Porto

de Ideias, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v10i29.325

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br