Exposição infantil à publicidade em sites de jogos do Brasil e da Espanha

Pâmela Saunders Uchôa Craveiro, Daniel Martí Pellón

Resumo


O presente artigo tem como objetivo confirmar dados gerais sobre a pressão publicitária que afeta as crianças ao brincarem em páginas de jogos na internet. Para alcançar tal objetivo, aplicamos os referenciais teórico-metodológicos da análise de conteúdo em uma amostra de sites de jogos acessados por um grupo de crianças do Brasil e da Espanha.


Palavras-chave


Publicidade; Internet; Criança; Análise de Conteúdo

Referências


ÁNGELES, J. Ética y comunicación persuasiva. In: CODINA, M. De la ética desprotegida: ensayos sobre deontología de la comunicación. Navarra: Ediciones Universidad de Navarra, 2001.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2004.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1998.

BAUER, M. W.; GASKELL, G.; ALLUM, N. C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento. In: BAUER, M. W. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. Petrópolis: Vozes, 2004.

BAUMAN, Z. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadoria. Rio de Janeiro: Zahar, 2007.

BORBA, M. A. A brincadeira como experiência de cultura na educação infantil. Revista criança do professor de educação infantil. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

BRANDÃO, E. R.; MORAES, A. Formatos de anúncios veiculados na internet. Apresentação realizada no P&D Design 2004 - 6º Congresso Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento em Design, 2004. Disponível em: http://www.slideshare.net/eduardobrandao/eduardo-brandao-apresentacaocongressopddesign2004#btnLast. Acesso em: 20 jul. 2013.

CAMPI, M. A vez dos advergames na internet. 3 ago. 2012. Disponível em: http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/a-vez-dos-advergames. Acesso em: 30 maio 2013.

CARNIELLO, M.; ASSIS, F. Formatos da publicidade digital: evolução histórica e aprimoramento tecnológico. 7º Encontro Nacional da ALCAR, 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais-1/7o-encontro-2009-1/Formatos%20da%20publicidade%20digital.pdf. Acesso em: 25 jul. 2013.

CRAVEIRO, P. S. U.; & RIOS, J. R. A. C. Publicidad y juegos digitales en el cotidiano de niños españoles y brasileños: un análisis de la recepción infantil. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, v. 19, p. 501-509, 2013.

FONSECA JÚNIOR, W. C. Análise do conteúdo. In: DUARTE, J. & BARROS, A. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2010.

GARMENDIA, M.; GARITAONANDIA, C.; MARTÍNEZ, G.; CASADO, M. A. Riesgos y seguridad en internet: los menores españoles en el contexto europeo. Bilbao: Universidad del País Vasco: EU Kids Online, 2011.

GONZÁLEZ, C.; & FRANCÉS, M. T. Advergaming aplicado a las estrategias comunicativas dirigidas al target infantil. Actas del Congreso Brand Trends. Valencia: Universidad Cardenal Herrera - CEU, 2009. Disponível em: http://www.uchceu.es/actividades_culturales/2009/congresos/brandtrends/documentos/comunicaciones_textos/cristina_gonzalez.pdf. Acesso em: 20 maio 2013.

INFOADEX. Estudio Infoadex de la inversión publicitaria en España en 2013. Disponível em: http://www.slideshare.net/FtimaLopez/estudio-infoadex-inversin-publicitaria-2013. Acesso em: 30 maio 2013.

KAISER FAMILY FOUNDATION. Generation M²: media in the lives of 8 to 18 year olds, 2010. Disponível em: http://kaiserfamilyfoundation.files.wordpress.com/2013/01/8010.pdf. Acesso em: 30 jun. 2012.

MARTÍ PARREÑO, J. Marketing y videojuegos: product placement, in-game advertising y advergaming. Madri: Esic Editorial, 2010.

______.; & CURRÁS PÉREZ, R. Nuevas fórmulas publicitarias: los advergames como herramienta de las comunicaciones de marketing. Cuadernos de Gestión, v. 12, n, 2, p. 43-58, 2012. Disponível em: http://www.ehu.es/cuadernosdegestion/documentos/100236jm.pdf. Acesso em: 24 maio 2013.

MÉNDIZ NOGUERO, A. Advergaming: concepto, tipología, estrategias y evolución histórica. Revista Icono 14 (en línea), n. 15, 2010. Disponível em: http://www.icono14.net/Num.-15.-Interactividad/advergaming. Acesso em: 20 maio 2013.

NORDESTE, R. M. Publicidade online das empresas: estratégias actuais. Universidade de Aveiro, Departamento de Comunicação e Artes, 2009. Disponível em: http://ria.ua.pt/bitstream/10773/1178/1/2009001338.pdf. Acesso em: 20 jul. 2013.

PIÑUEL RAIGADA, J. L. Epistemología, metodología y técnicas del análisis de contenido. Estudios de Sociolingüística, v. 3, n.1, p. 1-42, 2002.

PURO MARKETING. El advergaming y la publicidad en videojuegos se expanden rápidamente hacia el medio online. 5 de maio de 2010. Disponível em: http://www.puromarketing.com/72/8112/advergaming-publicidad-videojuegos-expanden-rapidamente-hacia-medio-online.html. Acesso em: 22 maio 2013.

SEBASTIÃO, S. Formatos da publicidade digital: sistematização e desambiguação. Comunicação e Sociedade, v. 19, p. 13-24, 2011. Disponível em: http://www.lasics.uminho.pt/ojs/index.php/comsoc/article/view/894/854. Acesso em: 15 jan. 2013.

TIC KIDS ONLINE 2013. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil, 2014. Disponível em: http://cetic.br/media/analises/TIC_kids_online_2013_hangout_imprensa.pdf. Acesso em: 1º ago. 2014.

TRIVIÑOS, Augusto N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

Data de




DOI: http://dx.doi.org/10.18568/cmc.v12i34.870

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Comunicação Mídia e Consumo está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

Diretórios e Indexadores: REVCOM l UNIVERCIENCIA l Sumários.org l LIVRE l Latindex l EBSCO l CENGAGE Learning l DOAJ l IBICT/SEER l Portal de Periódicos da CAPES l Diadorim  | 

Rua: Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana - São Paulo - SP

CEP: 04018-010 - e-mail: revistacmc@espm.br