O sucesso do arquétipo do herói vigilante: ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica “O Cavaleiro das Trevas”

Autores

  • Sílvio Antonio Luiz Anaz Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1073

Palavras-chave:

Cinema, Imaginário, Identificação cultural, Arquétipo, Mitocrítica

Resumo

As transmidiáticas narrativas sobre Batman revelam um imaginário em que o arquétipo do herói é preenchido pela imagem do “vigilante”, e este pode ser o elemento central na identificação da audiência com o protagonista. Na trilogia cinematográfica “O Cavaleiro das Trevas”, os principais recursos desse herói vigilante são o uso do conhecimento científico e tecnológico, a atitude detetivesca (empírico-racional), o desenvolvimento do seu potencial físico e suas qualidades éticas. Apoiado na antropologia do imaginário de Gilbert Durand, este artigo desenvolve uma mitocrítica da trilogia e mostra como arquétipos e mitos relacionados à ciência, à tecnologia e a uma ética deontológica assumem um papel central no imaginário de “O Cavaleiro das Trevas” e podem contribuir para o seu sucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, SP

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pesquisador do grupo de pesquisa Comunicação e Criação em Mídias da PUC-SP

Referências

BARROS, A. T. M. P. A saia de Marilyn: dos arquétipos aos estereótipos nas imagens midiáticas. E-compós, Brasília, v. 12, n. 1, jan./abr. 2009. Disponível em: http://compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/365/321. Acesso em: 21 Jul. 2015.

CAMPBELL, Joseph. The Hero with a Towsand Faces. Princeton: University Press, 2004.

DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002.

DURAND, G. O retorno do mito: introdução à mitodologia (mitos e sociedades). Revista Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 23, p. 7-22, abr. 2004.

DURAND, G. Sobre a exploração do imaginário, seu vocabulário, métodos e aplicações transdisciplinares: mito, mitanálise e mitocrítica. Revista da Faculdade de Educacão, v. 1, n. 11, p. 243-273, 1985.

FERRY, L. A Sabedoria dos Mitos Gregos. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

HEIDEGGER, M. Serenidade. Rio de Janeiro: Instituto Piaget, 2000.

HEISE, E. A lenda do Dr. Fausto em relação dialética com a utopia. São Paulo: Humanitas: Fapesp: FFLCH/USP, 2001.

HOPPENSTAND, G. Justified Bloodshed: Robert Montgomery Bird’s Nick of the Woods and the Origins of the Vigilante Hero. American Literature and Culture in Journal of American Culture, v. 15, n. 2, p. 51-61, jun. 1992.

IRANZO, I. P. About the Imaginary. Formats Revista de Comunicación Social, Barcelona, n. 3, 2001. Disponível em: http://www.raco.cat/index.php/Formats/article/view/256218. Acesso em: 11 Ago. 2015.

MAFFESOLI, M. O imaginário é uma realidade. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 1, n. 15, p. 74-82, ago. 2001.

MAFFESOLI, M. O Tempo das Tribos. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

SHELBURNE, W. A. Mythos and Logos in the Thought of Carl Jung. Nova York: New York State University Press, 1988.

WEBER, Max. Economia e Sociedade. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999.

WHITE, M. D.; ARP, R. (Org.). Batman and Philosophy: the Dark Knight of the Soul. Nova Jersey: John Wiley & Sons, 2008.

Publicado

2016-04-28

Como Citar

Anaz, S. A. L. (2016). O sucesso do arquétipo do herói vigilante: ciência, tecnologia e ética na trilogia cinematográfica “O Cavaleiro das Trevas”. Comunicação Mídia E Consumo, 13(36), 94–111. https://doi.org/10.18568/cmc.v13i36.1073

Edição

Seção

Artigos