O sobre-humano nos imaginários cinematográficos bem-sucedidos

Autores

  • Sílvio Antonio Luiz Anaz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1311

Palavras-chave:

Cinema, Imaginário, Mitocrítica, Sobre-humano, Hollywood

Resumo

Um dos fatores que explica o sucesso global de algumas produções cinematográficas é a capacidade que os imaginários que emergem delas têm em seduzir audiências e penetrar em diferentes culturas. Este artigo analisa um conjunto de narrativas cinematográficas para revelar parte dos elementos simbólicos e dos sentidos dominantes no imaginário que emergem dos filmes preferidos pela audiência. Para fazer isso, parte da contextualização dos mercados, do levantamento dos gêneros e temas de maior audiência entre 2001 e 2015 e dos conceitos sobre imaginário e mito em Gilbert Durand e Mircea Eliade. Os resultados apontam para a popularidade de uma combinação dos gêneros de aventura, ação, ficção científica e fantasia, que têm em comum o arquétipo do sobre-humano no núcleo das narrativas

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Biografia do Autor

Sílvio Antonio Luiz Anaz, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Anaz, S. A. L. (2017). O sobre-humano nos imaginários cinematográficos bem-sucedidos. Comunicação Mídia E Consumo, 14(41), 171–194. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1311