A publicidade na perspectiva de Baudrillard

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v5i14.142

Resumo

Resumo O propósito deste artigo é apresentar as idéias de Baudrillard sobre publicidade, tratadas na obra O sistema dos objetos. Assim, discutem-se os conceitos de arranjo e de ambiência que culminam no conceito de funcionalidade, os quais permitem apresentar as relações que se estabelecem entre os seres humanos, e entre eles e os objetos. Em seguida, aborda-se o papel da publicidade em meio a esses objetos/signos. Palavras-chave: Jean Baudrillard; comunicação; publicidade; funcionalidade; objetos/signos. Resumen El propósito de este artículo es presentar las ideas de Baudrillard sobre la publicidad, que constan en la obra El sistema de los objetos. Se discuten los conceptos de arreglo y de ambiencia que culminan en el concepto de funcionalidad, los cuales permiten presentar las relaciones que se establecen entre los seres humanos y entre ellos y los objetos. En seguida,se aborda el papel de la publicidad en medio de esos objetos/signos. Palabras-clave: Jean Baudrillard; comunicación; publicidad; funcionalidad; objetos/signos. Abstract This article intends to present Baudrillard’s ideas about advertising as considered in “Le système des objects”, his first book. The concepts of settlement, ambience and functionality are discussed. They make it possible to present the relations constructed among human beings and among humans and objects. We then discuss the role of advertising amongst these objects/signs. Keywords: Jean Baudrillard; communication; advertising; functionality; objects/signs.

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Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora do Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso); doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Este artigo é parte dos estudos da pesquisa em desenvolvimento “Anúncios publicitários/Contexto urbano: que relação é essa, afinal?”, realizados no Programa de Mestrado em Comunicação e Cultura da Uniso-SP, com apoio da Papesp.

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Publicado

2009-09-02

Como Citar

Drigo, M. O. (2009). A publicidade na perspectiva de Baudrillard. Comunicação Mídia E Consumo, 5(14), 171–185. https://doi.org/10.18568/cmc.v5i14.142