Marca e publicidade em “retratos de família”: a juventude em cena

Autores

  • Maria Ogécia Drigo Universidade de Sorocaba - Uniso

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.696

Palavras-chave:

Marca, Publicidade, Juventude

Resumo

Com o propósito de avaliar em que medida as marcas - via publicidade -, propõe a juventude como valor, trata-se do papel das marcas na contemporaneidade discorrendo sobre a noção de “cultura-mundo”; apresentam-se aspectos da periodização da vida ao longo de múltiplos períodos históricos e análise semiótica, na perspectiva da semiótica peirceana, de uma peça publicitária. A relevância deste artigo está em mostrar que a juventude é um modo de vida que se prolonga e se coaduna com o luxo e com novas composições familiares.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ogécia Drigo, Universidade de Sorocaba - Uniso

Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e pós-doutora pela ECA/USP. Coordenadora do Grupo de Pesquisas em Imagens Midiáticas.

Referências

ARIÈS, P. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

BAUMAN, Z. O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.

CARVALHO, J. M. Introdução à filosofia da Razão Vital de Ortega y Gasset. Londrina: Cefil, 2002.

CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. Rio de Janeiro: José Olympio, 2008.

DRIGO, M. O.; SOUZA, L. C. P. Aulas de semiótica peirceana. São Paulo: Annablume, 2013.

DONDIS, A. D. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FARINA, M. A psicodinâmica das cores. São Paulo: Edgard Blücher, 1990.

GIDDENS, A. A transformação da intimidade: sexualidade, amor e erotismo nas sociedades modernas. São Paulo: Unesp, 1993.

GOLDANI, A. M. Retratos de família em tempos de crise. Revista de Estudos Femininos, UFSC, v. 2, 1994, p. 302-335.

LIPOVETSKY, G.; SERROY, J. A cultura-mundo: resposta a uma sociedade desorientada. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

LIPOVETSKY, G. O luxo eterno: da idade do sagrado ao tempo das marcas. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

________ A terceira mulher: a permanência e a revolução do feminino. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.

SAVAG E, J. A criação da juventude: como o conceito de teenage revolucionou o século XX. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

ZANNONI, V. (2012). Luxury lifestyle opens its doors to the family. Disponível em: <http://www.swide.com/style-fashion/fashion-show/dolce-gabbana-unveil-their-new-concept-store-in-milan-also-with-the-kids-boutique/2012/9/18>. Acesso em: 2 jun. 2013.

Downloads

Publicado

2014-08-29

Como Citar

Drigo, M. O. (2014). Marca e publicidade em “retratos de família”: a juventude em cena. Comunicação Mídia E Consumo, 11(31), 119–136. https://doi.org/10.18568/cmc.v11i31.696