Publicidade e alteridade: estudo com peças publicitárias alemãs

Autores

  • Luciana Coutinho Pagliarini de Souza Uniso – Sorocaba/SP
  • Maria Ogécia Drigo Uniso – Sorocaba/SP
  • Mirian dos Santos Universidade do Vale do Sapucaí – Univás

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.319

Palavras-chave:

Publicidade, Estrangeiro, Alteridade

Resumo

Nossas reflexões têm como contexto a questão do estrangeiro, da alteridade, na publicidade. Com o propósito de verificar como essa questão pode estar engendrada na publicidade, a análise semiótica de peças publicitárias de rua selecionadas – presentes em cidades alemãs -, se orienta com ideias de Kristeva e Todorov. A discussão é relevante por lançar luz à questão de viver com o outro, imprescindível na contemporaneidade marcada por aproximações intensas e sucessivos conflitos com o estrangeiro

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Biografia do Autor

Luciana Coutinho Pagliarini de Souza, Uniso – Sorocaba/SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso – Sorocaba/SP e vinculada à linha de pesquisa “Análise de processos e produtos midiáticos” desenvolve pesquisas vinculadas à linha de pesquisa “Análise de processos e produtos midiáticos. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. e- mail: luciana.souza@prof.uniso.br.

Maria Ogécia Drigo, Uniso – Sorocaba/SP

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba – Uniso – Sorocaba/SP, desenvolve pesquisas vinculadas à linha de pesquisa “Análise de processos e produtos midiáticos”, bem como projeto de pesquisa, com apoio da FAPESP, intitulado “Imagem e pensamento em cena”. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. e-mail: maria.drigo@prof.uniso.br.

Mirian dos Santos, Universidade do Vale do Sapucaí – Univás

Professora do Programa de Mestrado em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí – Univás. Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP. e-mail: miriandossantos@hotmail.com

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Publicado

2012-09-28

Como Citar

de Souza, L. C. P., Drigo, M. O., & dos Santos, M. (2012). Publicidade e alteridade: estudo com peças publicitárias alemãs. Comunicação Mídia E Consumo, 9(25), 217–236. https://doi.org/10.18568/cmc.v9i25.319