O rádio mudou. É expandido. Transbordou para o celular e para as redes sociais

Autores

  • Izani Pibernat Mustafa Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1449

Palavras-chave:

Rádio, Mídias Sociais, Convergência digital, Internet

Resumo

Resumo

A resenha destaca os novos conceitos sobre o rádio contemporâneo apresentados no livro Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações radiofônicas em plataformas digitais de comunicação pelo pesquisador e professor doutor Marcelo Kischinhevsky (UERJ/RJ). A obra contém uma pesquisa abrangente sobre as principais mudanças provocadas pela chegada da internet e surgimento das diferentes e diversas plataformas digitais possibilitando a convergência digital e a ampliação da divulgação do áudio. O rádio está vivendo uma nova revolução. Está mais abrangente. Pode ser ouvido pelo dial ou pela internet, ao vivo (streaming) ou sob demanda (podcasting) em vários suportes: celular, computadores, notebooks e TV por assinatura. Estamos na era do rádio expandido. Podemos ouvi-lo praticamente em qualquer lugar e a qualquer hora. 


Palavras-chave: Rádio expandido; Mídias sociais; Convergência digital; Internet

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izani Pibernat Mustafa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Comunicação Social (PUCRS), mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Jornalista por formação, atualmente é bolsista Qualitec do AudioLab - Laboratório de Áudio da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (AudioLab/FCS/UERJ), onde trabalha como coordenadora de jornalismo e pesquisadora, e é professora da disciplina Comunicação em Rádio. Faz parte do Grupo de Pesquisa (GP) Mediações e Interações Radiofônicas, listado no CNPq, integra o Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e é investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Cultura (CECC), da Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa/PT). 

Referências

KISCHINHEVSKY, Marcelo. Rádio e Mídias Sociais: mediações e interações

radiofônicas em plataformas digitais de comunicação. Rio de

Janeiro: Mauad X, 2016. 152p. ISBN: 978.85.7478-824-1

Downloads

Publicado

2017-12-15

Como Citar

Mustafa, I. P. (2017). O rádio mudou. É expandido. Transbordou para o celular e para as redes sociais. Comunicação Mídia E Consumo, 14(41), 215–220. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1449