Funk e McDonald’s: disputas simbólicas e negociações de valor na campanha publicitária Novinhos Cheddar

Autores

  • Simone Evangelista Cunha Universidade Federal Fluminense
  • Beatriz Polivanov Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1451

Palavras-chave:

Funk, Gêneros musicais periféricos, Comunicação e consumo, Identidade, YouTube

Resumo

O artigo investiga negociações de valor relacionadas à apropriação de uma música do gênero musical funk pela marca de fast food McDonald’s em sua campanha intitulada #Novinhos Cheddar. Através de análise de comentários postados na página do vídeo “Os #NovinhosCheddar estão no McDonald’s. De novo!” no YouTube, problematizamos relações entre consumo, identidade (pessoal e de marca) e disputas de valor na cultura digital, entendendo que essas três esferas operam de forma conjunta. Concluímos que grande parte do público demonstrou ter aprovado a campanha, ressaltando que a estratégia de aproximação com expressões culturais populares/periféricas pode ser profícua. Entretanto, destacamos que essa aproximação não se dá de forma isenta, uma vez que diversos elementos que reforçam a conexão entre funk e periferia foram sumariamente apagados na campanha da multinacional. 

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Biografia do Autor

Simone Evangelista Cunha, Universidade Federal Fluminense

Professora substituta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Mestre em Comunicação pelo mesmo Programa. E-mail: si.evangelista1@gmail.com.

Beatriz Polivanov, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta do Departamento de Estudos Culturais e Mídia, do qual é atualmente Chefe de Departamento, e professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense; doutora e mestre em Comunicação pelo mesmo Programa; e-mail: beatrizpolivanov@id.uff.br.

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AUTOR 2, 2014.

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Publicado

2017-12-15

Como Citar

Evangelista Cunha, S., & Polivanov, B. (2017). Funk e McDonald’s: disputas simbólicas e negociações de valor na campanha publicitária Novinhos Cheddar. Comunicação Mídia E Consumo, 14(41), 102–125. https://doi.org/10.18568/cmc.v14i41.1451