Pensando o consumo entre a comunicação e a cultura

Autores

  • Adilson Citelli Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v6i15.153

Resumo

Resenha do livro: Comunicação e culturas do consumo Baccega, Maria Aparecida (Org.) São Paulo: Atlas, 2009, 229 p. Este livro é formado por ensaios apresentados originalmente na 5a edição do Simpósio Nacional Comunicação e Práticas de Consumo, promovido pelo Programa de Mestrado da Escola Superior de Propaganda e Marketing, de São Paulo. A organizadora do volume, a fim de promover maior unidade temática entre os textos e em torno das relações comunicação e sociedade de consumo, constituiu três seções: uma envolvendo reflexões de Olgária Matos, Sônia Campaner Ferrari, Wolfgang Leo Maar e Gabriel Cohn, em torno de autores como Benjamin, Habermas, Horkheimer e Adorno; outra diz respeito às políticas, tecnologias e relações com o consumo, em que Celso Frederico, Ivete Simionatto, Clóvis Barros Filho, Felipe Lopes, Rose de Melo Rocha e Gisela Castro incluem reflexões baseadas em Marx, Bourdieu e Gramsci ou em questões como a compreensão política dos modos de consumo e as relações entre globalização e contemporaneidade; por fim, os vínculos entre consumo e publicidade são tratados, sob diferentes enfoques, por Vladimir Safatle, Tânia Hoff, Everardo Rocha, Carla Barros, Vander Casaqui e João Carrascoza.

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Biografia do Autor

Adilson Citelli, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

Professor dos programas de graduação e pós-graduação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP); livre-docente pela ECA-USP; doutor em Literatura Brasileira pela USP.

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Publicado

2009-09-11

Como Citar

Citelli, A. (2009). Pensando o consumo entre a comunicação e a cultura. Comunicação Mídia E Consumo, 6(15), 193–196. https://doi.org/10.18568/cmc.v6i15.153