O papel da música nos anúncios publicitários

Autores

  • Paulo Ribeiro Cardoso Universidade Fernando Pessoa
  • Nelson Gomes Universidade Fernando Pessoa
  • Elsa Simões Lucas Freitas Universidade Fernando Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.183

Palavras-chave:

Música, Publicidade, Públicos

Resumo

A música, uma poderosa estratégia publicitária em anúncios de televisão, tem recebido pouca atenção por parte dos acadêmicos (quando comparada com outras estratégias), apesar dos efeitos positivos que parece conseguir em relação à capacidade dos públicos de recordar e memorizar a mensagem global do anúncio. Tomando como ponto de partida uma reflexão de caráter semiótico sobre a natureza (aparentemente) elusiva do discurso musical, é objetivo deste artigo analisar o papel da música na mensagem publicitária, os seus efeitos no(s) público(s) e a adequação do relacionamento entre as tipologias musicais selecionadas e anúncios específicos, tendo em consideração, para este efeito, alguns estudos já existentes sobre esta temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Ribeiro Cardoso, Universidade Fernando Pessoa

Doutorado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidade Autônoma de Barcelona. É professor auxiliar da Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. As suas áreas de investigação são a comunicação publicitária e o comportamento do consumidor.

Nelson Gomes, Universidade Fernando Pessoa

Licenciado em Publicidade pela Universidade Fernando Pessoa; desempenha funções de copywriter na agência de publicidade BBZ, Porto, Portugal.

Elsa Simões Lucas Freitas, Universidade Fernando Pessoa

Doutorada em Linguística, na área de Discurso Publicitário, pela Lancaster University (Reino Unido); professora auxiliar da Universidade Fernando Pessoa. Suas áreas de investigação são a publicidade, literatura e a tradução.

Downloads

Publicado

2010-05-25

Como Citar

Cardoso, P. R., Gomes, N., & Freitas, E. S. L. (2010). O papel da música nos anúncios publicitários. Comunicação Mídia E Consumo, 7(18), 11–35. https://doi.org/10.18568/cmc.v7i18.183

Edição

Seção

Dossiê - Pensamento comunicacional latino-americano – desafios e perspectivas da des-ocidentalização no Sul Global